Todos sabem que as câmeras usadas por Niepce, Daguerre e Talbot eram bastante simples, seu mecanismo era baseado nas antigas câmeras escuras. As usadas por eles eram formadas por duas caixas retangulares de madeiras, sendo que em uma havia uma abertura para a objetiva e a outra era onde ficava a placa fotográfica.
Com o passar do tempo (aproximadamente em 1880), foram surgindo vários outros tipos de câmeras, que variam de grandes ou pequenas, simples ou complexas com capacidade de realizar vistas panorâmicas e/ou estereoscópicas.
*panorâmicas *estereoscópica
*miniatura |
Lembrando que, para o aperfeiçoamento da câmera era também preciso melhoramentos nos filmes fotográficos e nas lentes da objetiva.
No fim da década de 1880, surgiram dispositivos chamados de ''obturadores de diafragma'', o que ajudou muito os fotógrafos, pois antes eles tinham que tirar a tampa da objetiva e contar o tempo exato para a foto e assim era realizado o tempo de exposição.
No mesmo período, surgiu a câmera Reflex, criada por S. Mckellen.
Essas são as câmeras Brownie, da Kodak, criadas em 1895, venderam mais de 100 mil só no primeiro ano de vendas, foram um sucesso.
Em 1924, surgiu a Ermanox, além de linda, tinha uma única chapa fotossensível e possui uma objetiva de f2, muito luminosa para a época.
Em 1930, surgiu a primeira reflex SLR, de origem russa, com lentes não 35mm, só foram criadas as 35mm em 1936.
Depois, foram feitos muitos melhoramentos nas SLR a partir dos anos 1950 e 1960, ainda mais com a entrada dos japoneses nesse mercado, iniciando com a Nikon.
Concluindo, as evoluções das câmeras se deram principalmente graças a evolução das objetivas, com os melhoramentos nos mecanismos das câmeras e com a introdução do formato APS ("Advanced Photo System)" e formato digital. As câmeras evoluíram, evoluem
estão evoluindo constantemente, então sua história não para por aqui.
Espero que tenham gostado e continuem lendo nosso blog!
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário